Blog desenvolvido para ampliar conhecimentos educacionais e práticas conservacionistas, visando a sustentabilidade e a divulgação de diversos assuntos voltado para o Meio Ambiente.
quinta-feira, 23 de maio de 2019
quinta-feira, 2 de maio de 2019
Benefícios das PANC's
Estudos revelam que PANC's possuem teores de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas significativamente maiores quando comparadas com plantas domesticadas (Kinupp & Barros 2008). O consumo dessas plantas é amparado por uma série de pesquisas científicas, que indicam não só a segurança de seu uso, mas também suas propriedades nutricionais e compostos bioativos presentes. É importante saber identificar corretamente a planta, qual ou quais são suas partes comestíveis e a forma de preparo indicada para o consumo já que algumas PANC só podem ser consumidas após o cozimento que é fundamental para eliminar substâncias tóxicas para o organismo.
A ora-pro-nobis (Pereskia aculeata) é conhecida devido ao seu alto teor de proteína como a “carne de pobre” (Almeida & Corrêa 2012) podendo ser utilizada para enriquecer o cardápio de populações carentes. Pode ser consumida crua na salada, sucos verdes ou cozidas em sopas, recheios e refogados. A beldroega (Portulaca oleracea) é uma excelente fonte de Ômega-3, possuindo um dos mais altos níveis de Ômega-3 entre os vegetais de folhas verdes, ela contem mais deste ácido graxo do que está disponíveis em alguns óleos de peixe, algumas algas e sementes de linhaça. Além de anti-inflamatória e antibacteriana (Mangoba 2015, Almeida & Corrêa 201). Consumir crua na salada ou em sucos são ótimas opções.
As PANC's são naturalmente mais resistentes dispensando o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos e por serem mais resistentes necessitam de menos água ocorrendo menos perdas em crise hídrica. Para os agricultores tanto a opção de comercialização de plantas espontâneas como a de outras partes das plantas cultivadas convencionalmente pode gerar maior oferta de alimentos ao longo do ano, novos produtos processados com PANC, turismo rural e gastronômico. Para os consumidores a ideia é diversificar o consumo de plantas, proporcionando uma alimentação variada que forneça todos os nutrientes que nosso organismo necessita. Além disso, algumas PANC têm propriedades medicinais e seus compostos bioativos contribuem com a promoção da saúde. As PANC são um ótimo caminho para uma alimentação adequada, saudável e responsável.
RECEITA DO DIA
Brigadeiro de Inhame.
Ingredientes
- 1 inhame grande cozido;
- 1/3 de xícara de açúcar;
- 1/2 xícara de água do cozimento do inhame;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- 2 xícaras (cerca de 150 g) de chocolate meio amargo ralado;
- Granulado para decorar.
- Bata todos os ingredientes, exceto o chocolate e o granulado, no liquidificador. Adicione a água aos poucos até formar um creme firme e homogêneo. Esse será nosso leite condensado!
- Despeje o creme em uma panela, adicione o chocolate meio amargo ralado e leve ao fogo médio até que esteja firme e desgrudando da panela.
- Deixe esfriar, faça bolinhas e passe no granulado.
Obs.: 1. Para o leite vegetal, se utilizar leite de coco industrializado, dilua uma porção de leite em 3 porções de água, pois tem sabor muito forte.
2. Granulados veganos: Visconti, Pan, Mil cores, Decor festa, Kikakau, entre outros.
Pão de Queijo Enriquecido com Ora-Pro-Nobis
Ingredientes
- 2 ovos;
- 1/2 xícara de óleo;
- 2 xícaras de chá de folhas de Ora-pro-nobis;
- 1/2 xícara de leite;
- 1/2 xícara de água;
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 1 colher de sobremesa de sal;
- 1 xícara de chá de queijo ralado;
- 1 xícara de chá de ricota
- 1 colher de sobremesa de fermento químico;
- 3 xícaras de polvilho azedo
Modo de Preparo
Em primeiro lugar, prepare o recheio: em uma frigideira, aqueça o azeite, coloque uma pitada de sal e refogue metade do ora-pro-nobis. Quando murchar, desligue o fogo e coloque a ricota. Reserve.
MASSA
- Bata no liquidificador o restante do ora-pro-nobis com água morna, juntamente com o leite e o óleo preaquecidos.
- Acrescente os ovos, o sal, o fermento, o queijo e bata novamente.
- Continue batendo e acrescente o polvilho aos poucos, até a massa ficar bem lisa. A massa adquire a coloração esverdeada do ora-pro-nobis.
- Preencha o fundo da forma (pode ser redonda, quadrada ou própria para pão de queijo) com a massa. Com uma colher, distribua o recheio sobre a primeira camada de massa e distribua o restante da massa sobre o recheio.
- Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 45min. Os pães de queijo ficam crescidos e corados por cima.
Assinar:
Postagens (Atom)